O EVANGELHO
SEGUNDO O ESPIRITISMO
Cap. 8 Bem Aventurados Os Puros de Coração
11 – O que
escandalizar, porém, a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora
que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de atafona, e o lançassem ao fundo do
mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é necessário que sucedam
escândalos, mas ai daquele homem por quem vem o escândalo. Ora, se a tua mão,
ou o teu pé, te escandaliza, corta-o e lança-o fora de ti. Melhor te é entrar
na vida manco ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no
fogo do inferno. E se o teu olho te escandaliza, tira-o, e lança-o fora de ti.
Melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois, seres lançado no
fogo do inferno. Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos
declaro que os seus anjos no céu incessantemente estão vendo a face de meu Pai,
que está nos céus. Porque o Filho do Homem veio a salvar o que havia perecido.
(Mateus, XVIII: 6-11).
E se o teu
olho direito te serve de escândalo, arranca-o e lança-o fora de ti; porque
melhor te é que se perca um de teus membros, do que todo o teu corpo ser
lançado no inferno. E se a tua mão direita te serve de escândalo, corta-a e
lança-a fora de ti; porque melhor te é que se perca um dos teus membros, do que
todo o teu corpo ir para o inferno. (Mateus, V: 29-30).
12 – Em seu
sentido vulgar, escândalo é tudo aquilo que choca a moral ou as conveniências,
de maneira ostensiva. O escândalo não está propriamente na ação, mas nas
repercussões que ela pode ter. A palavra escândalo implica sempre a ideia de um
certo estrépito.
Muitas
pessoas se contentam com evitar o escândalo, porque o seu orgulho sofreria com
ele e a sua consideração diminuiria entre os homens, procurando ocultar as suas
torpezas, o que lhes basta para tranquilizar a consciência. Esses são, segundo
as palavras de Jesus: “sepulcros brancos por fora, mas cheios de podridão por
dentro; vasos limpos por fora, mas sujos por dentro”.
No sentido
evangélico, a acepção da palavra escândalo, tão frequentemente empregada, é
muito mais ampla; motivo por que não é compreendida em certos casos. Escândalo
não é somente o que choca a consciência alheia, mas tudo o que resulta dos
vícios e das imperfeições humanas, todas as más ações de indivíduo para
indivíduo, com ou sem repercussões. O escândalo, nesse caso, é o resultado
efetivo do mal moral.
13 – É
necessário que sucedem escândalos no mundo, disse Jesus, porque os homens,
sendo ainda imperfeitos, têm inclinação para o mal, e porque as más árvores dão
maus frutos. Devemos, pois entender, por essas palavras, que o mal é uma consequência
da imperfeição humana, e não que os homens tenham obrigação de praticá-lo.
14 – É
necessário que venha o escândalo, para que os homens, em expiação na Terra, se
punam a si mesmos, pelo contato de seus próprios vícios, dos quais são as
primeiras vítimas, e cujos inconvenientes acabam por compreender. Depois que
tiverem sofrido o mal, procurarão o remédio no bem. A reação desses vícios
serve, portanto, ao mesmo tempo de castigo para uns e de prova para outros. É
assim que Deus faz sair o bem do mal, e que os próprios homens aproveitam as
coisas más ou desagradáveis.
15 – Se
assim é, dir-se-á, o mal é necessário e durará sempre, pois se viesse a
desaparecer, Deus ficaria privado de um poderoso meio de castigar os culpados.
É inútil, portanto, procurar melhorar os homens. Mas, se não houvesse culpados,
não haveria necessidade de castigos. Suponhamos a humanidade transformada numa
comunhão de homens de bem: nenhum procuraria fazer mal ao próximo, e todos
seriam felizes, porque seriam bons. Tal é o estado dos mundos adiantados, dos
quais o mal foi excluído. Tal será o estado da Terra, quando houver progredido
suficientemente. Mas enquanto certos mundos avançam, outros se formam, povoados
por Espíritos primitivos, e que servem ainda de morada, de exílio e de lugar de
expiação para os Espíritos imperfeitos, rebeldes, obstinados no mal, rejeitados
pelos mundos que se tornam felizes.
16 – Mas ai
daquele por quem vem o escândalo: quer dizer que o mal sendo sempre o mal,
aquele que serviu, sem o saber, de instrumento para a justiça divina, sendo
utilizados os seus maus instintos, nem por isso deixou de fazer o mal, e deve
ser punido. É assim, por exemplo, que um filho ingrato é uma punição ou uma
prova para o pai que o suporta, porque esse pai talvez tenha sido um mau filho,
que fez sofrer o seu pai, e agora sofre a pena de talião. Mas o filho não terá
desculpas por isso, e deverá ser castigado por sua vez, através dos seus
próprios filhos ou de outra maneira.
17 – Se tua
mão te serve de causa de escândalo, corta-a: figura enérgica, que seria absurdo
tomar-se ao pé da letra, e que significa simplesmente a necessidade de
destruirmos em nós todas as causas de escândalo, ou seja, do mal. É necessário
arrancar do coração todo sentimento impuro e toda tendência viciosa.
Quer dizer
ainda que mais vale para o homem ter a mão cortada, do que esta ser para ele o
instrumento de uma ação má; ser privado da vista, do que os seus olhos lhe
servirem para maus pensamentos.
Jesus nada
disse de absurdo, para quem souber compreender o sentido alegórico e profundo
das suas palavras; mas muitas coisas não podem ser compreendidas, sem a chave
oferecida pelo Espiritismo.
Fonte da imagem: Internet Google.
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