O EVANGELHO SEGUNDO O
ESPIRITISMO
Cap. 15 - FORA DA
CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO
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– Enquanto a máxima: Fora da caridade não há salvação apóia-se num princípio
universal, abrindo a todos os filhos de Deus o acesso à felicidade suprema, o
dogma: Fora da Igreja não há salvação apóia-se, não na fé fundamental em Deus e
na imortalidade da alma, fé comum a todas as religiões, mas na fé especial em
dogmas particulares.
É,
portanto, exclusivista e absoluta. Em vez de unir os filhos de Deus, divide-os.
Em vez de incitá-los ao amor fraterno, mantém e acaba por legitimar a
animosidade entre os sectários dos diversos cultos, que se consideram
reciprocamente malditos na eternidade, sejam embora parentes ou amigos neste
mundo; e desconhecendo a grande lei de igualdade perante o túmulo, separa-os
também no campo santo.
A
máxima: Fora da caridade não há salvação é a conseqüência do princípio de
igualdade perante Deus e da liberdade de consciência.
Tendo-se
esta máxima por regra, todos os homens são irmãos, e seja qual for a sua
maneira de adorar o Criador, eles se dão às mãos e oram uns pelos outros. Com o
dogma: Fora da Igreja não há salvação, anatematizam-se e perseguem-se
mutuamente, vivendo como inimigos: o pai não ora mais pelo filho, nem o filho
pelo pai, nem o amigo pelo amigo, desde que se julgam reciprocamente
condenados, sem remissão. Esse dogma é, portanto, essencialmente contrário aos
ensinamentos do Cristo e à lei evangélica.
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– Fora da verdade não há salvação seria equivalente a Fora da Igreja não há
salvação, e também exclusivista, porque não existe uma única seita que não
pretende ter o privilégio da verdade.
Qual
o homem que pode jactar-se de possuí-la integralmente, quando a área do
conhecimento aumenta sem cessar, e cada dia que passa as idéias são
retificadas? A verdade absoluta só é acessível aos Espíritos da mais elevada
categoria, e a humanidade terrena não pode pretendê-la, pois que não lhe é dado
saber tudo, e ela só pode aspirar a uma verdade relativa, proporcional ao seu
adiantamento.
Se
Deus houvesse feito, da posse da verdade absoluta, a condição expressa da
felicidade futura, isso equivaleria a um decreto de proscrição geral, enquanto
que a caridade, mesmo na sua mais ampla acepção, pode ser praticada por todos.
O
Espiritismo, de acordo com o Evangelho, admitindo que a salvação, independente
da forma de crença, contanto que a lei de Deus seja observada, não estabelece:
Fora do Espiritismo não há salvação, e como não pretende ensinar toda a
verdade, também não diz: Fora da verdade não há salvação, máxima que dividiria
em vez de unir, e que perpetuaria a animosidade.
Fonte da imagem: Internet Google
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